ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA DOR
A Acupuntura é utilizada como tratamento para a dor, tanto aguda, quanto crônica. Pode-se afirmar o grande fator motivador de procura ao medico, seja emergencial ou ambulatorial, é a dor, que ao aparecer deixa muito apreensivo, por conta da causa e a intensidade.
Estamos vivendo mais, e expostos à poluentes ambientais, alimentares, emocionais. Convivemos mais com as condições crônicas de doenças acompanhadas de dor. O estilo de vida moderno, agitado, corrido nas grandes metrópoles, sem direito à descanso diário suficiente, faz com que o corpo e a mente não se recuperem para melhorar a condição de trabalho para o próximo turno, recorrendo a um mal descanso e propriamente tendo má saúde.
Ao longo dos anos, poucas horas de sono, anos sem férias, sono que não recupera, fazem com que o individuo sinta um desconforto diário que pode ser considerado dor. A possível definição de dor crônica é a experiência sensitiva e emocional desagradável associada ou relacionada a lesão real ou potencial dos tecidos. Cada indivíduo aprende a utilizar esse termo através das suas experiências anteriores.
A narrativa dos pacientes com dor crônica é a de uma dor lancinante, insuportável e contínua durante 24 horas por dia. Claro que a expressão da dor varia de um indivíduo para outro, e também de acordo com as diferentes culturas.
Para manejo da dor, é necessário mudança dos hábitos de vida, compreensão de fatores emocionais envolvidos, alterar alimentação, e considerar a família e cuidadores de pacientes crônicos pois eles são diretamente afetados. A dor é um fardo pessoal, familiar e econômico, tanto para o paciente quanto para a sociedade.
A Acupuntura é uma ferramenta útil no manejo da dor pois faz a modulação da dor e contribui para a diminuição das doses de medicamentos ou até na cura da dor. Por ter a compreensão da dor de forma energética, o tratamento da dor pela acupuntura é bastante eficaz.