CÂNCER DE MAMA: Acupuntura ajuda a amenizar menopausa.
Cientistas sugerem que uma pequena picada pode levar a mudanças fisiológicas.
Um pequeno experimento randomizado descobriu que acupuntura e a simulação dessa terapia foram eficazes na redução dos sintomas da menopausa em mulheres que realizavam um tratamento com inibidores de aromatase contra um câncer de mama. Dores nas articulações e nos músculos, ondas de calor e suores noturnos são efeitos colaterais comuns desses medicamentos redutores de estrogênio.
Publicado online no periódico “Cancer”, o experimento designou de forma aleatória 47 pacientes com câncer de mama a realizarem oito sessões semanais de acupuntura ou simulações dessa terapia. As participantes que realizaram acupuntura foram tratadas com agulhas nos pontos que a terapia reconhece como eficientes no alívio dos sintomas da menopausa. Nas pacientes do grupo controle, as agulhas não foram inseridas, mas sim colocadas em pontos inexatos. As pacientes e os pesquisadores não sabiam quais pacientes tinham recebido o tratamento ou a simulação.
As pacientes registraram ou responderam a um questionário sobre a frequência e a gravidade das ondas de calor e de outros sintomas diariamente.
Os sintomas relatados pelas pacientes melhoraram de forma significativa após a terapia real e a simulada, principalmente as ondas de calor. Não houve diferenças significativas em termos estatísticos entre os dois grupos.
Talvez seja possível relacionar os resultados a um efeito placebo. Entretanto, os cientistas sugerem que uma pequena picada na pele pode provocar mudanças fisiológicas. De qualquer modo, o dr. Ting Bao, principal autor do estudo e oncologista da Universidade de Maryland, em Baltimore, afirmou que não faz mal tentar a acupuntura.
Tradição
A acupuntura nasceu há 5.000 anos na China. Entre seus benefícios à saúde estão redução da pressão arterial, equilíbrio dos níveis de glicemia no sangue, combate a crises de asma, controle dos sintomas da esquizofrenia, além de favorecer a memória e muitos outros.
Câncer |
|
reações adversas ao tratamento de radioterapia e/ou quimioterapia |
náuseas, vômitos e falta de apetite foram eliminadas em 93% dos casos |
perda de leucócitos |
acupuntura: aumento dos leucócitos em 87% dos casos |
dor causada por câncer |
analgesia imediata: efeito em 70% dos casos (similar à medicação convencional) |
Fonte: O tempo - Interessa
att
Dr. Wellington Santana
Acupunturista e Fitoterapeuta