Acupuntura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e um método de tratamento considerado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde.
Acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", para obter efeito terapêutico em diversas condições.
No ocidente, muitos profissionais ainda restringem o emprego da Acupuntura para o tratamento da dor, mas, quando interpretamos o adoecer dentro dos conceitos da Medicina Chinesa, podemos utilizar a Acupuntura para cessar ou auxiliar no controle de determinadas doenças.
Existem outros métodos de ativação destes pontos sem que haja a necessidade da aplicação das agulhas, como a moxa, magnetos, laser, stipper e outros.
Dentre as patologias ósteo - musculares, a Acupuntura apresenta grandes benefícios nas tendinites, fibromialgia, torcicolos, lombalgias, bursites, protusão e hérnia de disco, além de dores musculares.
Existem bons resultados no tratamento de enxaqueca, alergia, asma, ansiedade, depressão, insônia, irritabilidade, TPM, obesidade, gastrite além de muitas outras doenças.
No caso da gestante, esse uso é muito interessante, pois diminui a necessidade de ingestão de medicamentos, sendo menos afetada pelos seus efeitos colaterais, como dor no estômago, sonolência e cansaço, além das repercussões fetais ainda pouco estudadas. Muitos trabalhos científicos apresentam a eficácia no controle de vômitos, lombalgia, ansiedade e gastrite.
No puerpério, período de 6 a 8 semanas pós –parto, a acupuntura atua na retenção urinária, depressão pós parto, dor abdominal, incontinência urinária, tonturas, cansaço, hemorróidas e dores articulares.
Mais recentemente no Brasil, mas há muito tempo utilizada na China, a Acupuntura Estética vem sendo utilizada, trazendo resultados muito promissores.